Acredita-se que a invenção da imprensa ocorreu com o uso dos tipos móveis. Durante muitos séculos, praticou-se a impressão de letras, números e outros caracteres em diversas formas e sobre diferentes materiais, como o confirmam antigas moedas, selos, xilografias e encadernações. Ou seja, o sistema de impressão não deu um "salto" entre os manuscritos e a imprensa de tipos móveis - nesse intervalo, foram desenvolvidas técnicas variadas de impressão.
Estas impressões e seus métodos já eram conhecidos no século XV, quando Gutenberg inventou o sistema de tipos móveis de memtal, que podiam ser utilizados como as letras do alfabeto, os números e outros caracteres, em todas as combinações possíveis para imprimir qualquer texto que se desejasse.
O conhecimento da evolução das formas de impressão que precederam à dos tipos móveis, é essencial para que se possa avaliar a obra de Gutemberg. Se os homens não estivessem familiarizados com esses processos mais simples de impressão, seria difícil que se pudesse chegar diretamente à tipografia.