sábado, 3 de maio de 2008


IMPRESSORES NOTÁVEIS - II

Aldus Pius Manutius ou Aldo Manucio (1449/50 - 6 de feveriro de 1515), humanista e impresor italiano, fundador da Imprenta Aldina. Seu nome em italiano era Teobaldo Mannucci, porém é mais conhecido pela forma latina de seu nome, Aldus Manutius, adaptada para o espanhol como Aldo Manucio.

Foi um dos maiores impressores italianos de todos os tempos. Utilizou uma oficina que havia pertencido a Jenson e sua atividade, na impressão, caracteriza-se pelas múltiplas contribuições bibliográficas que realizou, entre elas:

a) criou novos tipos. Um deles foram os caracteres inclinados ou "itálicos", inspirada na escrita inclinada dos monges. Ocupa menos espaço no papel do que os caracteres usuais;

b) introduziu a utilização de tipos ornamentais;

c) reduziu o formato dos livros.

Os antigos livros eram grandes e muito pesados. Aldo teve a idéia de dobrar as grandes folhas de papel em 8, o que cria 16 páginas impressas, e o denomina octavo. Por isso o livro resultante era 8 vezes menor!

A redução do peso e do tamanho dos livros determinou que um amplo público tivesse acesso aos livros. Assim, a longa série de edições "comprimidas" de obras clássicas latinas era de formato "de bolso" e de preço acessível; foi muito imitada, sinal seguro do êxito que obteve a idéia original; e

d) utilizou ouro na impressão e decoração das encadernações.

A sua família continuou sua atividade até fins do século XVI.

FONTES DO TEXTO E DA IMAGEM:

LITTON

http://www.visit-venice-italy.com/history-printing-venice-italy.htm

http://es.wikipedia.org/wiki/Aldus_Manutius

http://es.wikipedia.org/wiki/Bastardilla

http://farm1.static.flickr.com/74/160029780_81ef7c64cf.jpg?v=0