sábado, 17 de maio de 2008

IMPRESSORES NOTÁVEIS - IX

BODONI

Giambattista Bodoni (1740/1813), impressor italiano. Filho de um pintor, serviu como aprendiz na prensa da Igreja Católica em Roma. Em 1768 ele assumiu a direção da Imprensa Real do duque de Parma. Nos anos 1780 ele estava projetando seus próprios tipos; o tipo Bodoni apareceu em 1790 e ainda está em uso, nos dias de hoje.
Ele tornou-se conhecido internacionalmente e colecionadores buscam seus livros. Seus trabalhos mais importantes incluíram edições primorosas de Horácio (1791), Vírgilio (1793) e a Ilíada de Homer (1808).
Foi também um excelente gravador de caracteres tipográficos, que conseguiu aperfeiçoar e superar os desenhos conhecidos até então. Distinguiu-se por suas edições in-fólio, com magníficas folhas de rosto e amplas margens, que constituem modelos de reconhecida beleza gráfica. Em 1775, imprimiu uma suntuosa obra de arte em 25 idiomas, intitulada Epithalamia exoticis linguis reddita, com 105 ilustrações. Na impressão de Oratio Dominica (Padre Nosso), em 155 idiomas, in-fólio, Bodoni empregou 215 caracteres diferentes, realizando ele mesmo todo o trabalho de gravura e fundição. Esta obra apareceu em 1806. Escreveu um Manualle tipográfico, cujo segundo volume foi dedicado inteiramente aos tipos correspondentes aos alfabetos não latinos, o que reflete seu interesse permanente pela tipografia das línguas orientais.
FONTE DO TEXTO:
LITTON
FONTE DA IMAGEM:

Nenhum comentário: