MANUSCRITOS E CÓDICES
Antes da invenção da imprensa, todo material era copiado à mão. Vejamos, agora, a etimologia dos termos relacionados a esta atividade.
A palavra manuscrito vem do latim manus, mão e scriptus, escrito. O manuscrito é um papel ou livro escrito a mão, particularmente se tem algum valor, por sua antiguidade ou por se referir ou conter anotações do próprio punho e letra de algum escritor ou personagem célebre.
A palavra latina codex (plural, códice) quer dizer "cepo, tronco com raízes", significado que confirma a origem vegetal dos materiais empregados para escrever. Dá-se esse nome a um conjunto de folhas escritas a mão, em manuscritos geralmente de forma retangular, de papiro ou de pergaminho. A expressão códice manu scripti explica-se por uma tradução literal, isto é, livros escritos a mão.
Forma:
No século IV da era comum, o manuscrito tinha forma quadrada (em latim, liber cuadratus), por porvir, segundo se crê, das tábuas enceradas dos gregos e romanos. O manuscrito quadrado tinha somente três ou quatro colunas por página. Mais tarde, apareceu a forma aumentada de fólio em que, geralmente, era o texto dividido em duas colunas. As páginas não tinham numeração e o códice não apresentava folha de rosto; marcava o início do texto a palavra latina Incipit ("começa") ou fórmula semelhante.
Temas:
Os manuscritos eram, predominantemente, de cárater religioso (bíblias, missais, livros de orações, sermões e outros escritos teológicos).
Entre os livros profanos, figuravam tratados de legislações, medicina, história natural e astrologia, além das obras clássicas dos grandes autores gregos e romanos.
Só mais tarde apareceram obras de cárater popular, como crônicas e romances.
Idiomas: A maioria dos manuscritos era escrito em latim. Depois da queda de Roma, começaram a aparecer cópias em línguas vernáculas de diferentes línguas.
FONTES:
DO TEXTO:
GASTON, L. O livro e sua história. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975.
DAS IMAGENS:
http://redescolar.ilce.edu.mx/redescolar/act_permanentes/faro/tres%20anillos%20tres%20religiones/sesion5.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário