sábado, 23 de junho de 2007





















O COMPUTADOR

é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. O computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informações, que é cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a informação. Isto significa que o computador agora representa apenas um ponto de um novo espaço, o ciberespaço. Essas informações contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespaço, possibilitam aos usuários um acesso à novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física. Com todo este armazenamento de textos, imagens, dados, etc.

Houve também uma grande mudança no comportamento empresarial, com uma forte redução de custo e uma descompartimentalização das mesmas. Antes o que era obstante agora é próximo, as máquinas, componentes do ciberespaço, com seus compartimentos de saída, otimizaram o tempo e os custos.

Computadores pessoais são normalmente utilizados por um único usuário com o intuito de realizar tarefas gerais tais como processamento de texto, navegação na Internet, fax, e-mail, execução de conteúdo multimídia, jogos, programação de computadores, etc. O uso de um moderno computador pessoal pode requerer algum conhecimento sobre o sistema operacional e os aplicativos nele utilizados, mas não é necessário uma pessoa possuir conhecimento sobre como escrever programas para computadores. No entanto, muitos desenvolvedores de programas utilizam primariamente um PC para escrever seus programas.

A popularização dos computadores pessoais e a atração da informática levantou discussões acaloradas sobre a relação computador e literatura. A grande questão é: o computador irá matar a literatura, a leitura? o leitor dessa vez migrará de vez para uma mídia que está sempre se modernizando, afinal trata-se de uma mídia atraente, sedutora, de infinitas possibilidades...

Já assistimos a esse filme antes; outras mídias também foram vistas como prováveis eliminadoras da literatura e no entanto, ela está aí. Pelo contrário, as possibilidades da ampliação da leitura usando-se o computador também são infinitas. Há aqueles que lêem na tela do computador, há aqueles que, através da internet formam grupos de discussão sobre literatura, formamos amizades tendo a literatura como motivação, através das livrarias podemos comprar livros on-line. Neste ponto, a internet faz às vezes daquela bela frase de Jorge Luiz Borges que diz que sempre imaginou o paraíso como uma imensa biblioteca...


Aborda o impacto causado pelo uso generalizado do computador em práticas culturais relacionadas, principalmente, ao livro, à literatura e ao uso de bibliotecas virtuais. Mostra um panorama da comunicação eletrônica e de suas possíveis conseqüências sobre as formas convencionais de escrita.

Editora: UFSC/Ano: 2002/Edição: 1/Número de páginas: 169Acabamento: Brochura /Formato: Médio/


Localizei na internet por meio da pesquisa com os termos computador e literatura, o seguinte material de um site português - DIREÇÃO GERAL DO LIVRO E DAS BIBLIOTECAS, do Ministério da Cultura de Portugal.

Literatura na Internet – Um mundo em que os livros não têm cheiro

Objectivos
Esta acção de formação procura cruzar o universo da literatura com o das novas tecnologias, com o objectivo de mostrar que na Internet estão guardadas em bibliotecas virtuais, prontas para serem lidas ou descarregadas para computadores anónimos, obras-primas da literatura mundial.
Servirá também para mostrar que existem na Internet romances interactivos em que o leitor escolhe o rumo que pretende dar à história e que com a ficção de hipertexto apareceram novos escritores de culto que só existem na Internet.
Procura-se aqui familiarizar os diversos agentes promotores da leitura, nomeadamente professores, com um universo que muitas vezes não dominam, cuja importância por isso mesmo denegam, mas que pode ser usado como veículo de pesquisa e transmissão de saberes "humanistas".

Programa

1ºdia

Aprender a utilizar os motores de busca para encontrar dados biográficos, obras ou mesmo páginas de escritores na Internet.
Como encomendar um livro (impresso ou em formato digital) através das livrarias on-line e o que fazer para passar a receber informações sobre as últimas novidades do mundo literário no seu computador
A história do projecto Gutenberg.
Aprender passo a passo como descarregar de uma biblioteca virtual para o seu computador uma obra de domínio público - por exemplo o livro Retrato de Um Artista Quando Jovem.
Como encontrar e como se inscrever nos "newsgroups" dedicados à literatura.
Visita de sites de editoras e de revistas ou suplementos literários portugueses e estrangeiros.
Páginas pessoais de escritores.

2ºdia

Visita de sites de livrarias e editoras
(portuguesas e estrangeiras) e outros que albergam revistas e suplementos literários portugueses e estrangeiros.
Visita de algumas das melhores páginas dedicadas a Camões, José Saramago, Fernando Pessoa, etc.
A Fundação Eugénio de Andrade. O arquivo digital sobre Almeida Garrett.
As páginas sobre filosofia de Desidério Murcho e algumas páginas pessoais mantidas por escritores.
The Greatesy Tale Ever Told, um texto escrito a várias mãos que pode ser lido na Internet.
O site do Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (Cetic) da Universidade Fernando Pessoa, dirigido por Pedro Barbosa e o seu sintetizador de texto.
O Hipertexto: romances em que o leitor escolhe o rumo para dar à história.
O futuro do livro A Baía dos Tigres, de Pedro Rosa Mendes: a primeira experiência portuguesa de edição simultânea em suporte de papel e na Internet.

FICHA TÉCNICA
Concepção e realização: Isabel Coutinho
Público-alvo: animadores; bibliotecários; professores e também aqueles que se interessam pelas possibilidades de confluência entre o universo literário e o das novas tecnologias
Número de participantes: mínimo 15 e máximo 25
Duração: 14 horas (divididas por dois dias)
Condições técnicas: sala com computadores em rede (máximo 3 participantes por computador)
Encargos para a Biblioteca: alimentação, alojamento e transporte.

Disponível na URL: http://rcbp.dglb.pt/pt/promocao/programa/Paginas/Literatura%20na%20Internet.aspx

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_pessoal

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=192581&franq=134562

Nenhum comentário: