sexta-feira, 20 de abril de 2007

ALFABETO ARAMAICO



A língua aramaica é o idioma semítico usado pelos povos que habitavam o oriente médio. Um idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos. Seu alfabeto, uma criação espontânea do povo que lá vivia, foi adotado por reis e imperadores para transcrever a gerações futuras o modo de administração de seus antigos impérios e também os rituais usados em adorações de divindades, sendo, portanto a língua original em que foram escritos os livros bíblicos de Daniel e de Esdras e também a reedição do Talmude.
Pertencendo à família de línguas afro-asiáticas, é classificada no subgrupo das línguas semíticas, à qual também pertencem a língua árabe e o hebraico.
O aramaico foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.
Sob o ponto de vista religioso, alguns pesquisadores teorizam que a palavra arameu venha do termo "aram", nome do quinto filho de Sem, o primogênito de Noé (Gênesis 10,21). No entanto, o estudo das expressões de que dispõe o Hebraico clássico, composto apenas de consoantes, não nos permite arriscar algum significado fonético para encontrar a raiz do significante. O inviabiliza também, a pronunciação do quinto filho de Sem em hebraico, cuja hipótese é especulativa e tendenciosa, abrindo espaço para o ponto de vista da sematologia. Indo de encontro a outros estudos fundamentados na antropologia sugere-se que a expressão aramaico tenha um vínculo com uma tribo de beduínos salteadores que habitavam as regiões montanhosas, desse modo harame em língua árabe (idioma irmão), referindo-se ao termo salteador, que há 5000 anos, sofreu algumas mudanças no prefixo ha sem a letra h, transformando-se no nome atual.
Hoje o aramaico é um idioma rico em expressões e muito esclarecedor para a história da humanidade, e sua importância reside no fato de ser um idioma referencial, ou seja, o elo na cadeia fônica entre o árabe moderno e o hebraico primitivo no que diz respeito à pronúnciação das 22 consoantes sem vogais do alfabeto hebreu.
Diferente do hebraico, um alfabeto meramente decorativo, somente visto em obras de arte, monumentos e tapeçarias, o aramaico sempre foi uma língua ativa no interior da Síria e sua longevidade se deve ao fato de ser escrito e falado pelos aldeões cristãos que durante milênios habitavam as cidades ao norte de Damasco capital da Síria, entre elas reconhecidamente os vilarejos de Ma'lula e Yabrud, esse último "onde Jesus Cristo hospedou-se por 3 dias" além dessas outras aldeias da Mesopotâmia reconhecidamente católicas por onde Cristo passou , como Tur'Abdin ao sul da Turquia, fizeram com que o aramaico chegasse intacto até os dias de hoje.
No inicio do século passado, devido a perseguições políticas e religiosas, milhares desses cristãos fugiram para o ocidente onde ainda hoje restam poucas centenas, vivendo nos Estados Unidos da América, na Europa e na América do Sul e que curiosamente falam e escrevem fluentemente o idioma falado por Jesus Cristo.
FONTE:

9 comentários:

DIARIOS IONAH disse...

muito interessante sua pesquisa,
bem escrito e muito esclarecedor.
adorei.

prof disse...

hello
vous pouvez mettre vos messages sur la page Region du site jewisheritage
a bientot

Serpa; Dago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Serpa; Dago disse...

Conteúdo de pesquisa muito bom, apesar de tal alfabeto não ter evoluído dos tempos remotos para cá(como a maioria das chamadas línguas mortas que na verdade são mais vivas que seus idealizadores milenares). Acredito que pela pesquisa possamos aproximar línguas e dialetos atuais pesquisando e produzindo uma modelagem neurolinguística do tipo independente (biológica) e cientificamente construída com base na sequência fonética, assim como a ordem numérica e dimensões geométricas que conhecemos, unificando semânticas, semas, significantes e significados - uma espécie que venho pesquisando há 3 décadas, e que por contribuições estabeleceu-se o Tratado de Metaciência, traduzido por construtos em Mantrologia Geométrica, também chamada: Geomantria (http://www.mantrologia.com.br).

jese disse...

Desculpe-me Marcos, o correto para Aharon em hebraico é אהארון

Le Damaschi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Le Damaschi disse...

Eu gostaria de traduzir a palavra maranata para o aramaico, mas não tem a lera a nesse alfabeto, você pode me ajudar?

Unknown disse...

Olá
Alguém poderia me dizer como se escreve Enfermeira em aramaico

Thiago Ramallho disse...

Cadê as vogal