sexta-feira, 20 de abril de 2007

RUNAS



As Runas são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características (as runas) e eram usadas para escrever as línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Em todas as suas variedades, as runas podem ser consideradas como uma antiga forma de escrita da Europa do Norte. A versão escandinava que também é conhecida como Futhark (derivado das suas primeiras seis letras: 'F', 'U' 'Th', 'A', 'R', e 'K'), e a versão Anglo-saxónica conhecida como Futhorc (o nome também tem origem nas primeiras letras deste alfabeto).

As inscrições rúnicas mais antigas datam de antes do século I (cerca do ano 150), e o alfabeto foi substituído pelo alfabeto latino com a cristianização, por volta do século VI na Europa central e no século XI na escadinávia.
Contudo, o uso de runas persistiu para propósitos especializados, principalmente na Escadinávia, na área rural da Suécia até ao início do século XX (usado principalmente para decoração e em calendários Rúnicos).
A ordem das letras difere da ordem do alfabeto latino. "Futhark" ou o alfabeto rúnico consiste de 24 letras, originalmente, começando com o "F" e terminando com "O".
Foi usado por tribos germânicas do norte da Suécia, Noruega, Dinamarca e no norte da Alemanha. Esta forma de runas é conhecida como Elder, ou alfabeto germânico (Germanic Futhark). Mais tarde, versões são anglo-saxões.

FONTE:

Nenhum comentário: