domingo, 15 de abril de 2007

ALFABETO ÁRABE


O Alfabeto árabe é o principal alfabeto usado para representar a língua árabe, além do persa e do bérbere. Até 1923, era usado também para escrever o turco, quando foi substituído pelo alfabeto latino. A sua grande difusão deve-se principalmente ao facto de o Corão, o livro sagrado do Islão, estar escrito em alfabeto árabe. Esse alfabeto é escrito da direita para a esquerda, assim como o alfabeto hebraico.
Apesar de ser conhecido como um alfabeto, na verdade a escrita árabe é um Abjad, ou seja, a construção das palavras não se dá pela formação de silabas pela união de duas ou mais letras, mas sim, cada letra pode por si só possuir o som de uma sílaba. Sendo assim, o alfabeto árabe é pobre em vogais, sendo essas representadas somente quando seu som é longo.
Uma característica interessante que resulta do facto de as palavras serem pobres em vogais escritas (porém faladas) é que somente se consegue ler corretamente a palavra se essa for previamente conhecida. Por exemplo, a palavra peixe em árabe é "samaku" porém é escrita no alfabeto árabe somente com as letras que correspondem no alfabeto latino a S, M e K sendo escrita então desta maneira “smk” (سمك) , o que torna impossível ler suas vogais sem conhecer a palavra, a não ser que estejam presentes na escrita símbolos indicadores de vogais.

2 comentários:

karytas disse...

eu queria fazer uma tatuagem em arabe voê sabe traduzir a frase que eu quero?
por favor mande a resposta para o meu e-mail

karytas.leonel@yahoo.com.br

muito obrigada

Estrela disse...

Ola... Poderia passar a tradução do nome HEZRAYTA, em arabe para meu e-mail. ninha.brand@hotmail.com. Obrigada!!!